Conselhos para o dia-a-dia
Dicas práticas para aplicar o emoliente
O método certo em 8 perguntas e respostas
Conselhos para o dia-a-dia
O método certo em 8 perguntas e respostas
A aplicação de hidratante (ou emoliente) faz parte da rotina diária dos pais de bebés e crianças atópicas. À primeira vista, nada poderia ser mais simples... No entanto, na prática, surgem muitas questões sobre este tratamento essencial, que nem sempre é bem respeitado. Para ajudar os pais a adquirir os reflexos certos e aplicar corretamente o emoliente, o Dr. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista - Lyon Sud Hospital (França) co-construiu um método aprovado pela Associação Française de l'Eczéma.
1. PARA QUE SERVE O EMOLIENTE?
Esta é a base essencial para o tratamento da dermatite atópica. As pessoas com esta condição têm uma pele seca, que na verdade é uma pele perfurada, o que a torna permeável como uma esponja. Assim, absorve todas as partículas de ar que passam e ativam o sistema imunitário - que é responsável pela comichão.
A única forma de bloquear essas aberturas a alergénios é aplicar hidratante (também conhecido como emoliente) todos os dias. Esta ação simples constitui um primeiro passo para evitar recidivas.
2. EM QUE ÁREA DEVE SER APLICADO O EMOLIENTE?
É necessário aplicar um emoliente em todo o corpo e rosto, diariamente e não apenas nas áreas secas.
3. COMO CALCULAR A QUANTIDADE CERTA DE EMOLIENTE A APLICAR?
Siga o método 3-6-9, uma forma simples de obter a quantidade de emoliente necessária para cada tipo de paciente.
4. COMO APLICAR O EMOLIENTE?
Os gestos corretos devem ser adaptados à idade do doente. Mas, de qualquer forma, deve-se evitar colocar uma grande quantidade de emoliente nas mãos antes de aplicar... Demasiado creme de um lado, nada do outro: mau gesto!
Para um bebé, 3 pumps: aplique o creme em pequenas quantidades para se espalhar uniformemente sobre o corpo e, em seguida, massaje por muito tempo. A hidratação torna-se um momento de abraço e relaxamento.
Para uma criança, 6 pumps: é necessário transformar a aplicação do creme no jogo da joaninha e da zebra.
Para pequenas áreas, o creme brinca com joaninhas, desenhando pontos antes de se espalhar. Para braços e pernas, o creme faz a zebra desenhando longas riscas ao longo de todo o seu comprimento, antes de massajar e espalhá-lo.
A ideia é envolver a criança que deve tornar-se ator no seu tratamento e tornar-se autónoma o mais rápido possível.
Para um adulto, 9 pumps.
5. QUANDO APLICAR O EMOLIENTE?
A frequência certa é todos os dias, idealmente duas vezes por dia, de manhã e à noite.
Cabe a todos criar o seu próprio ritual para ancorar hábitos: no quarto ou na casa de banho, na cama ou no trocador, a tocar, a cantar, a ouvir música, a contar uma história...
6. EMOLIENTE E CORTICOIDE, DEVEM SER APLICADOS EM CONJUNTO OU SEPARADAMENTE?
A placa de eczema é vermelha e/ou pruriginosa. A vermelhidão e os arranhões não estão necessariamente associados. Estes dois critérios devem incentivar os pais a aplicar um dermocorticóide.
Qualquer emoliente aplicado sozinho numa área vermelha ou com comichão pode picar. Isto não significa que tem que mudar o emoliente, simplesmente significa que a pele também precisa de um corticoide..
Isto levanta a questão de misturar o emoliente e corticóide, ou aplicá-los separadamente. Na verdade, não importa, desde que o gesto seja fácil e prático para os pais: a aplicação pode ser feita de uma só vez, ou separadamente.
Por exemplo, é possível aplicar o emoliente em todo o corpo e rosto e adicionar imediatamente corticóide nas áreas de eczema. Uma vez que a placa de eczema desapareceu, é essencial continuar a aplicar o emoliente sozinho em todo o corpo, todos os dias, para evitar futuras exacerbações.
É verdade que a aplicação de emoliente é muitas vezes mais fácil na pele ligeiramente húmida.
O banho em si é um momento importante porque o produto de higiene utilizado deve ser cuidadosamente escolhido. Deve ser livre de sabão, uma vez que deslipida a pele, o que não é compatível com a pele atópica. Atualmente, os óleos de duche constituem uma ótima opção.
Se a água for muito dura, é melhor tomar banho ou tomar duche apenas a cada 2 dias. Por outro lado, o creme deve ser aplicado todos os dias, mesmo nos dias sem tomar banho.
Leva apenas 5 minutos para aplicar o emoliente uniformemente sobre todo o corpo e rosto. Um gesto que deve tornar-se tão natural como escovar os dentes...