A maioria dos dermatologistas explica que a gestão da dermatite atópica é multidimensional2. Isso significa que se recorre ao conhecimento- de vários especialistas, incluindo o seu. A Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, dermatologista, está convencida de que "os pais são a pedra angular da gestão da dermatite atópica nas crianças. Os principais intervenientes no processo devem ser saber os benefícios dos produtos de cuidado da pele; mais importante ainda, devem compreender como funciona a doença. Os pais devem ter confiança nos produtos de cuidados diários da pele, bem como nos tratamentos e na sua capacidade de implementar as melhores práticas e ensiná-las aos seus filhos". Também sublinha que "os pais devem deixar de se sentir culpados". Eles não são responsáveis pela doença dos seus filhos. O mundo moderno transformou a pele de certas crianças, tornando-a mais permeável a fatores externos agrestes".
O amor incondicional e a atenção carinhosa que os pais dedicam aos seus filhos são essenciais para gerir com sucesso a dermatite atópica. É necessária muita paciência e consistência, quando se trata de práticas de higiene e cuidados com a pele.
Lembre-se de que não está sozinha(o). Há soluções que podem ajudar a aliviar a comichão e tornar a vida mais fácil para toda a família3.