Dandruff and scales

A caspa resulta da proliferação anormal de um microrganismo da família Malassezia, que é uma levedura. Esse fenômeno faz com que as células da pele da epiderme se renovem muito rapidamente. Aparecem em aglomerados no couro cabeludo, formando, assim, grandes películas  que caiem ou películas aderentes, de aspeto oleoso e de cor cinza-amarelada.

Este fenómeno poder ser  acompanhado de um couro cabeludo extremamente irritado e comichão intensa. A caspa é visível no cabelo e, na maioria dos casos, cai no pescoço e nos ombros, principalmente quando nos penteamos. Fadiga, stress, poluição e o inverno são fatores que podem promover ou aumentar a proliferação de malassezia e, consequentemente, o aparecimento de caspa.

Existem dois tipos de caspa: caspa seca e caspa oleosa. 

A sua aparência fornece informações sobre a origem do problema.

  • Em casos moderados de caspa, as películas são finas, secas, cinza ou esbranquiçadas e não aderem ao couro cabeludo; elas caem sobre os ombros.
  • A caspa espessa, oleosa e amarelada adere ao couro cabeludo e geralmente é acompanhada de comichão. É uma forma menor de dermatite seborreica. O couro cabeludo fica frequentemente rosado e irritado.
  • Manchas esbranquiçadas e secas, acompanhadas de vermelhidão subjacente, são características da psoríase. Nesse caso, geralmente ocorre prurido.

Se o seu caso é grave e tiver dúvidas, entre em contato com seu dermatologista.

Doctor with patient - Talking

O que causa a descamação grave e crónicas ou a psoríase?

A psoríase é caracterizada por descamação severa, com zonas secas que aparecem como placas espessas e claramente definidas - particularmente na borda do couro cabeludo -, redondas ou ovais, associadas a vermelhidão e descamação. Esta descamação varia em tamanho e pode parecer-se com um capacete, cobrindo todo o couro cabeludo.

 É de cor branca prateada, compacta, seca e particularmente aderente. É geralmente acompanhada por prurido intenso.
 

A predisposição genética, o stress, certas infecções (olhos, nariz, garganta e dentes, em particular) e a toma de certos medicamentos (lítio, antimaláricos sintéticos, betabloqueadores, etc.) podem desempenhar um papel no aparecimento de descamação grave com zonas secas.

Ela resulta da combinação de 3 fenómenos:

1/ A hiperproliferação de células epidérmicas

que faz com que a pele fique significativamente mais espessa nas placas, com vermelhidão e descamação.

2/ Um distúrbio de diferenciação

isto é, na renovação celular epidérmica. Este processo que geralmente dura cerca de 30 dias é reduzido para menos de uma semana (3 a 6 dias). Os queratinócitos apresentam problemas durante a sua diferenciação: eles retêm o seu núcleo até chegarem ao estrato córneo.

3/ Uma reação inflamatória na derme.

A descamação severa com zonas secas progride em fases sucessivas de crises e remissões.

Immunity

A descamação pode estar relacionada com duas doenças: a dermatite seborreica (DS) e a psoríase.

1. No caso da DS, a descamação tem a mesma causa da caspa (proliferação de leveduras da Malassezia) e apresenta sinais clínicos mais pronunciados.

Cold

2. A psoríase não é causada por uma proliferação de fungos; pelo contrário, é uma condição completamente diferente, relacionada com uma predisposição genética despoletada por fatores ambientais.

Lave o cabelo e o couro cabeludo 2 a 3 vezes por semana com um champô suave que contenha:

  • Substâncias ativas antifúngicas para combater a proliferação da Malassezia furfur,
  • Substâncias ativas que eliminem a caspa e regulem a proliferação celular, e
  • Componentes que acalmem o prurido.
  1. Massage suavemente o couro cabeludo em movimentos circulares.
  2. Enxague bem o cabelo.
  3. Seque o cabelo com cuidado. Se utilizar um secador, certifique-se de que não deita ar demasiado quente para não irritar o couro cabeludo.

Tente não arranhar o couro cabeludo para não piorar a sua condição. Geralmente, um champô medicamentoso adequado acalma o couro cabeludo.

Lave o cabelo e o couro cabeludo várias vezes por semana com um champô medicamentoso de tolerância extramente elevada, que contenha:

  • Substâncias ativas queratolíticas para eliminar películas aderentes,
  • Substâncias ativas  que reduzam o prurido intenso e
  • Agentes emolientes intensos para atuar nas zonas secas.

 

  1. Massage suavemente em movimentos circulares.
  2. Enxague bem o cabelo.
  3. Seque o cabelo com cuidado. Se utilizar um secador, certifique-se de que não deita ar demasiado quente para não irritar o couro cabeludo.

Tente não arranhar o couro cabeludo para não piorar a sua condição. Geralmente, um champô medicamentoso adequado acalma um couro cabeludo com comichão.

Lave o cabelo e o couro cabeludo com um champô medicamentoso de tolerância extramente elevada que contenha:

  • Substâncias ativas antifúngicas para combater intensamente a proliferação de películas de Malassezia,
  • Componentes que eliminem a caspa e regulem a proliferação celular, e
  • Substâncias ativas capazes de acalmar a comichão intensa, bem como substâncias anti-inflamatórias para acalmar o couro cabeludo.

Este champô deve ser usado 2 a 3 vezes por semana para tratar a caspa intensa (por 15 a 21 dias) e depois, uma ou duas vezes por semana como prevenção, alternando com um champô suave.

  1. Deixe que o champô permaneça por alguns minutos no couro cabeludo, principalmente nas zonas afetadas (placas). Se o champô tiver uma textura cremosa, não pingará para os olhos.
  2. Massage suavemente em movimentos circulares.
  3. Enxague bem o cabelo.

Seque o cabelo com cuidado. Se utilizar um secador, certifique-se de que não deita ar demasiado quente para não irritar o couro cabeludo.
Tente não arranhar o couro cabeludo para não piorar a sua condição.