Especialista
Higiene como o primeiro passo para prevenir a sensibilidade da pele
Por: Dra. Sandy Skotnicki
Especialista
Por: Dra. Sandy Skotnicki
Podemos dizer que a pele sensível é uma preocupação comum, uma vez que 40% das pessoas afirma ter pele reativa ou intolerante.
Embora muitas vezes coincida com eczema, dermatite e a rosácea, muitas pessoas com pele sensível não apresentam nenhum distúrbio dermatológico associado.
Em utentes sem nenhuma condição associada, é cada vez mais comum que as práticas modernas de higiene, incluindo a higiene diária com sabonetes e produtos de limpeza agressivos, estejam a inibir a função de barreira da nossa pele, deixando-a vulnerável e sensível ao mundo exterior.
A pele é o maior órgão do corpo e um dos mais vitais. Com a espessura de um fio de cabelo humano, ajuda a regular a temperatura corporal e funciona como um guardião, retendo a hidratação e mantendo distantes os alergénios e irritantes.
Para compreender como a lavagem e a higiene diárias podem levar à sensibilidade cutânea, é necessário pensar na camada mais externa da pele, conhecida como stratum corneum, como uma parede de tijolos, sendo os tijolos as células e a argamassa os óleos naturais ou lípidos.
O stratum corneum é habitado por um conjunto de microrganismos, conhecidos como microbioma da pele, que ajudam a manter a arquitetura da “parede de tijolos” da pele ao contribuir para os valores ideais de pH entre 4 e 6. O microbioma também desempenha um papel importante no suporte do sistema imunitário da pele, evitando a invasão de organismos patogénicos.
Os produtos de higiene podem interromper a função de barreira da pele e prejudicar o seu microbioma, o que pode causar sensibilidade cutânea. Por isso é muito importante estar atento à formulação destes produtos.
Quando se trata de produtos de higiene para pele sensível, sugiro que
✔️Seja formulado com um pH semelhante ao da pele
✔️Contenha surfactantes de baixa irritação
✔️Não contenha perfume
✔️Seja formulado com a menor quantidade de ingredientes e em quantidades ideais
❌Não contenha surfactantes abrasivos como sulfatos
❌Não contenha fragrância alergénica
Todos os produtos de higiene BIODERMA apresentam um pH de 5,5, não possuem fragrância e contêm surfactantes de limpeza ultra-suaves que respeitam a barreira cutânea e seguem os protocolos de fórmulas minimalistas BIODERMA – contêm a quantidade mínima de ingredientes INCI formulados na dose ideal, reduzindo assim, o risco de alergia ou intolerância. Uma qualidade especialmente importante para quem sofre de pele sensível.
Pele sensível
Prurido (comichão), sensação de calor, rigidez, sensação de desconforto, vermelhidão difusa ou localizada, são sintomas que caracterizam a pele sensível.
A solução BIODERMA: Sensibio, uma gama específica para as peles sensíveis. Além da icónica água micelar Sensibio H2O, que limpa e remove a maquilhagem das peles sensíveis, a gama inclui produtos de higiene e cuidados recomendados pelos dermatologistas: cuidados de rosto para peles sensíveis,, cuidados anti-vermelhidão (disponível em creme ou BB cream)… Escolha a rotina mais adequada à sua pele!