Além da medicina convencional, outras abordagens podem ser muito úteis para reduzir a comichão e o stress. Embora não devam substituir o tratamento prescrito por dermatologistas, podem realmente ajudar em termos de apoio psicológico para pais e crianças, adolescentes e adultos. A ideia é cuidar de si, seguindo as suas convicções e necessidades.
- Para reduzir o stress, relaxar e acalmar o prurido, pode experimentar meditação, ioga e outras técnicas calmantes.
- Se o eczema der origem a momentos de ansiedade e depressão, se se sentir isolado, não hesite em consultar um psicólogo. A melhor forma de superar as dificuldades é desenvolver ou reestabelecer à autoconfiança.
- Se estiver interessado em medicamentos complementares, a sofrologia e a acupuntura podem ser uma ajuda extra. A acupuntura, em particular, mostrou resultados satisfatórios no que diz respeito à gravidade do eczema e o prurido, de acordo com uma análise publicada em 2020 de diferentes estudos1.
Algo artístico também pode ter efeitos positivos no seu estado geral e na sua pele. Inúmeros estudos têm demonstrado os benefícios da arteterapia e do processo criativo na autoestima, especialmente para problemas relacionados à autoimagem e às relações sociais2. Não se trata de se tornar um artista, mas de otimizar o bem-estar através da arte. Música, escrita, teatro, dança e escultura…Siga a sua inspiração!
1 Acupunct Med. 2020 Feb;38(1) :3-14 Ruimin Jiao, Zhongyang Yang, Yang Wang, Jing Zhou, Yuxiao Zeng, Zhishun Liu
2 Allergy 2012 Feb, Florian Pfab Technische Universität Munich & Harvard Medical School Boston