Ao contrário do que se pensa, pontos negros e borbulhas não estão associados à falta de higiene, mas podem ser causados por uma limpeza inadequada e não adaptada às necessidades da pele oleosa e com tendência acneica. Normalmente, a limpeza da pele consiste na utilização de produtos muito agressivos, como lavar com sabão. A melhor forma de ter menos borbulhas e pontos negros é adotar uma rotina correta e completa, desde a limpeza até ao cuidado diário, para além de tratamentos que o seu médico tenha prescrito. A limpeza diária desempenha um papel importante em todos os tipos de acne e ainda mais na acne inflamatória2, desde que o produto de limpeza seja adaptado às necessidades da pele oleosa e com tendência acneica.
2Korting 2015 – Choi 2010
O produto de limpeza ideal para combater borbulhas e pontos negros deve atuar sobre o excesso de sebo e evitar que os poros fiquem obstruídos. Existem dois pontos-chave para uma limpeza correta da pele acneica:
- Um produto de limpeza suave, que contenha um agente de limpeza que não irrite a pele, que reduza o excesso de sebo e elimine as impurezas
- Um produto de higiene queratolítico, capaz de suavizar a pele, esfoliando levemente a superfície para desobstruir os poros.