De onde vem o ácido hialurónico?

O ácido hialurónico (AH) foi descoberto em 1934, mas só tem sido utilizado em produtos cosméticos e estéticos desde a década de 1990. Está naturalmente presente no nosso corpo e, em particular, na nossa pele, onde se encontra a maior parte – 50 a 70% – dele. A maior parte do ácido hialurónico é armazenado profundamente na derme. As células da pele produzem constantemente ácido hialurónico, embora este se deteriore muito rapidamente – em menos de um dia! Este ciclo de vida muito curto é o motivo pelo qual a sua necessidade é tão elevada.

O ácido hialurónico serve como principal recurso hídrico da pele. Ajuda a preservar as estruturas básicas da pele e está entre os melhores tratamentos para desidratação e perda de firmeza. Na verdade, o ácido hialurónico rapidamente se tornou imensamente popular porque cumpre uma variedade de funções para manter a pele hidratada, preenchida, suave e macia.

woman with cleansed skin smilling

Ácido hialurónico ao longo da vida

O ácido hialurónico é frágil e instável ao longo do tempo. A produção do próprio corpo cai progressivamente, a partir dos 20 anos de idade. O défice torna-se ainda maior se houver exposição excessiva a fatores ambientais externos (raios UV, poluição, tratamentos diversos…). Quando o ácido hialurónico é de baixa qualidade ou não é produzido em quantidade suficiente, aparecem os primeiros sinais de envelhecimento: linhas finas de desidratação, seguidas de rugas e perda de firmeza.

O que faz o ácido hialurónico pela sua pele?

O ácido hialurónico tem múltiplos benefícios para a pele: contribui nomeadamente para manter a pele preenchida e profundamente hidratada, para que se mantenha suave e firme.

  • Como uma esponja que contém 1.000 vezes o seu peso em água!

O ácido hialurónico desempenha um papel essencial na regulação da hidratação da pele. Retém água e reduz a perda da mesma.

  • Um preenchimento natural 

Atuando como cimento, o ácido hialurónico preenche os espaços vazios entre os tecidos. Preenche naturalmente, reduzindo, portanto, o aparecimento de rugas. Esta é a principal razão pela qual é utilizado na medicina estética. Graças ao AH, a pele fica lisa e macia; intensamente hidratada, flexível e repleta de saúde.

Ácido hialurónico: verdadeiro ou falso?

•    O ácido hialurónico também é apreciado porque é bem tolerado
Verdade: as reações negativas são extremamente raras. A utilização do ácido hialurónico é, portanto, perfeitamente segura e o risco de intolerância é muito baixo.


•    O ácido hialurónico pode ser tomado como suplemento dietético
É verdade, mas… Não há, até ao dia de hoje, uma prova de que este ingrediente ativo seja facilmente biodisponível e possa atingir a pele.

•    O ácido hialurónico pode ser utilizado em conjunto com outros ingredientes ativos
Verdade: o ácido hialurónico proporciona hidratação complementar se utilizar ácidos de frutas (BHA e AHA), retinol ou tratamentos anti-acne que secam a pele. 
Ácido hialurónico e vitamina C ou colagénio também são combinações frequentemente recomendadas.

•    O ácido hialurónico é utilizado apenas para a pele
Falso: Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias que são utilizadas em diversas aplicações médicas: dor de garganta, cirurgia e hidratação ocular, proteção de cartilagem…
 

O ácido hialurónico foi utilizado pela primeira vez na forma de injeção antes de se tornar um ingrediente ativo anti-aging icónico em dermocosméticos. Num formato sérum, deve ser utilizado tanto quanto possível para reduzir os sinais de envelhecimento que acompanham o inevitável abrandamento do seu ciclo natural. E, no entanto, não é assim tão fácil beneficiar das incríveis propriedades de preenchimento do ácido. O ácido hialurónico tem efeitos diferentes dependendo do tamanho de suas moléculas. É necessário fazer a distinção entre ácido hialurónico de alto, médio e baixo peso molecular.

Na sua forma original, o ácido hialurónico é uma molécula grande com alto peso molecular. Devido ao seu tamanho, não consegue penetrar profundamente na pele e, em vez disso, hidrata intensamente a superfície epidérmica, criando uma película que retém a água no seu interior.

Ação: Este tipo de ácido hialurónico hidrata e suaviza a superfície da pele. Também reforça o papel de barreira da pele contra as irritações externas.

x

A melhor solução, obviamente, é combinar os dois tipos de ácido hialurónico para usufruir todo o potencial deste extraordinário ativo. Na BIODERMA, decidimos incluir ambos na nossa fórmula do Sérum Hydrabio Hyalu+. Mas esta não é a única vantagem. Também contém um ingrediente inovador para hidratar a pele de forma duradoura.

bottle of Hydrabio Hyalu+serum with eyedropper containing liquid

Higiene diária sem enxaguamento

Pele sensível Pele normal

Tecnologias Micellar

Sensibio H2O

(421 opiniões)

H2O: Acalma e liberta a pele da maquilhagem e poluição.

Indicado para

Adultos, Adolescentes

Proteção solar

Pele sensível

SUN ACTIVE DEFENSE PATENT

Photoderm Aquafluide SPF 50+

(4 opiniões)

Protetor solar matificante hidratante com textura ultra-fluida

Indicado para

Adultos, Adolescentes