Woman checking her skin in a mirror

A rosácea é uma doença cutânea inflamatória que, embora seja leve no início, desenvolve-se ao longo do tempo e resulta em vermelhidão no nariz, bochechas e, por vezes, queixo e testa. A rosácea manifesta-se de várias formas: vermelhidão, vasos sanguíneos visíveis, borbulhas, intolerância e espessamento da pele. Todos estes sintomas podem ter um impacto negativo na qualidade de vida e autoconfiança.

Light redness on the face, first signs of rosacea.

Fase 1:

A pele tem tendência a ficar vermelha. Surtos repentinos de vermelhidão, que pode ser temporária ou permanente. A vermelhidão é principalmente desencadeada por mudanças de temperatura, exercícios físicos, alimentos e bebidas quentes ou picantes, ou como reação após a limpeza facial.

Redness on the face with visible blood vessels with a pink appearance

Fase 2:

Esta fase inicia-se quando o rubor e a vermelhidão persistem. Os vasos sanguíneos no rosto permanecem dilatados e a pele fica cor-de-rosa. Isso é chamado de couperose ou eritrose e pode levar a uma vermelhidão permanente.

Red skin as after a sunburn, phase 3 of rosacea

Fase 3:

O rosto apresenta uma vermelhidão duradoura com aparência de queimadura solar ou queimadura causada pelo vento. Também pode sentir sensações de ardor ou inchaço e ter pequenas lesões inflamatórias (pápulas ou pústulas).

Thickening of the skin with a bulbous nose, which represents the most severe phase of rosacea

Fase 4:

Esta é a forma mais grave da rosácea. A pele fica progressivamente espessa e pode sentir rubor intenso, inflamação, sensações de ardor e até mesmo dor. Algumas pessoas podem também apresentar um nariz alargado e bulboso.

A rosácea afeta principalmente pessoas que têm a pele e os olhos claros, predominantemente de origem do norte da Europa. Começa por volta dos 25-30 anos e atinge o pico após os 45 anos. As mulheres são mais afetadas do que os homens, embora os homens tenham mais tendência a desenvolver formas graves de rosácea.

O sol pode agravar a rosácea?

Sim, sabe-se que o sol pode agravar a rosácea. Os raios UVB podem aumentar a secreção de VEGF (Fator de Crescimento Endotelial Vascular), responsável pela dilatação e enfraquecimento dos vasos sanguíneos cutâneos. Os raios UVA também desempenham um papel na rosácea, especialmente na inflamação. Eles são responsáveis por danificar os níveis superficiais vascularizados da pele e por acumular agentes responsáveis pela inflamação - citocinas, quimiocinas e outros.

 

Os raios UV mantêm a pele num estado de inflamação e são responsáveis pela dilatação dos vasos sanguíneos. Para evitar estes efeitos, certifique-se de usar protetor solar diariamente. É recomendado que escolha um protetor solar dermatologicamente testado, com proteção de amplo espectro muito alta. Idealmente, escolha um protetor solar adequado para a rosácea, que possa contribuir para reduzir a vermelhidão do rosto ou, pelo menos, evitar agravá-la.

Vários ingredientes são conhecidos por reduzir a inflamação com um impacto positivo na rosácea, como é o caso da enoxolona. Extraída da raiz de alcaçuz, a enoxolona mantém a atividade anti-inflamatória naturalmente presente na pele, ao mesmo tempo que acalma a pele irritada.

The little box contains Enoxolone powder to relieve skin irritation and inflammation

Os especialistas em formulação da BIODERMA desenvolveram um protetor solar antivermelhidão para a pele com tendência a rosácea. O Photoderm AR SPF50+ oferece alta tolerância e uma ação calmante biomimética. Combina eficácia antivermelhidão com proteção solar de alta tecnologia e uma leve tonalidade uniformizadora.

O Photoderm AR SPF50+ beneficia da nossa expertise dermatológica e do complexo patenteado RosactivTM. Uma poderosa combinação de ingredientes ativos ajuda a diminuir os níveis de VEGF, limitando a dilatação dos vasos sanguíneos e, assim, reduzindo a vermelhidão.

 

Presentation of the AR SPF50+ sun protection for skin with rosacea

A fórmula contém enoxolona, um ingrediente anti-inflamatório que acalma imediatamente a vermelhidão na superfície.

Presentation of the AR SPF50+ sun protection for skin with rosacea

Para reduzir a aparência da vermelhidão, a fórmula possui uma leve coloração para um acabamento uniforme e natural. A textura agradável é rapidamente absorvida e não é oleosa.

Presentation of the AR SPF50+ sun protection for skin with rosacea

Eficácia comprovada na pele com rosácea

A eficácia da fórmula foi verificada por dermatologistas em testes clínicos.

-31%   Pontuação de gravidade da rosácea¹

96%    menos vermelhidão²

88%    Ajuda a controlar a reação da pele²

92%    Previne o aparecimento de novas erupções²

 

Como o seu novo aliado diário, o Photoderm AR SPF50+ contribui para uma pele saudável e protegida.

1. LIMPAR: De manhã, limpe o rosto com Sensibio H2O. A água micelar original da Bioderma acalma e reduz as sensações desagradáveis, ao mesmo tempo que respeita o equilíbrio da pele.

2. CUIDAR: Aplique diariamente Sensibio AR para acalmar e hidratar a pele, além de prevenir e reduzir a vermelhidão.

3. PROTEGER: Aplique Photoderm AR SPF50+ para proteger a pele do sol, reduzir e controlar a vermelhidão e uniformizar o tom da pele.

Presentation of the Bioderma skincare routine for rosacea skin

Respeitar a pele e o planeta

Como todos os produtos de proteção solar da gama Photoderm, Photoderm AR SPF50+ foi testado e comprovado como não tóxico para ecossistemas aquáticos. Foram realizados testes em 3 espécies marinhas e de água doce: corais, microalgas (NF ISO 10253) e dáfnias (OECD 202).

A embalagem é feita de plástico 100% reciclável e todas as caixas exteriores são 100% recicláveis e feitas de papel proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

¹Avaliação clínica e dermatoscópica: couperose, eritrose, edema, escamas, rugosidade em 20 pacientes com idades entre 36 e 74 anos ao longo de 6 semanas.
²Teste de utilização em 30 indivíduos com idades entre 20 e 69 anos, com pele sensível com tendência a vermelhidão, ao longo de 56 dias.