O melasma é uma distribuição simétrica de pele hiperpigmentada em todo o rosto. Manchas com contorno assimétrico aparecem em ambos os lados do rosto, bem como no nariz e sob o nariz, no queixo e na testa. Elas ficam mais ou menos óbvias consoante a exposição ao solar e muitas vezes de acordo com as estações do ano. Podem eventualmente se tornar permanente, de modo que as pessoas com melasma podem se sentir desfiguradas.

QUEM PODE DESENVOLVER MELASMA?

Vários fatores podem afetar o desenvolvimento do melasma. As hormonas são conhecidas por desempenhar um papel que ainda não foi totalmente compreendido. Por exemplo, o melasma geralmente aparece entre mulheres jovens durante a gravidez, razão pela qual pode ser chamada de "máscara de gravidez". Mas apesar desse nome, 80% dos casos acontecem antes ou depois da gravidez. Certos medicamentos são conhecidos por provocar o melasma mas também pode haver uma predisposição genética.
 

Embora sejam principalmente as mulheres que desenvolvam melasma, também pode afetar os homens. É mais provável que ocorra em pessoas com a pele mais escura, afetando principalmente as populações asiáticas e hispânicas. Elas também tendem a desenvolvê-lo numa idade mais avançada, depois dos 30 anos, em comparação às pessoas com pele clara que tendem a desenvolver um pouco mais cedo1.

1Miot, An Bras Dermatol 2009, Passeron, J Eur Acad Dermatol Venereol 2013
Hyperpigmented skin due to melasma

Quando a pele é exposta ao sol, os raios UV estimulam uma enzima chamada tirosinase. Essa migra para as células que são chamadas de melanócitos e que são responsáveis ​​pela produção de melanina. A melanina que produzem é o que nos dá o nosso tom bronzeado. Com o melasma, a melanina acumula-se em bolsas, produzindo as áreas hiperpigmentadas que
afetam diferentes partes do rosto. Foi descoberto recentemente que a luz visível, em particular a luz azul, também pode causar hiperpigmentação. A luz visível tem comprimentos de onda mais curtos (400-500 nm) do que a luz vermelha ou infravermelha. Ele ignora a enzima tirosinase e estimula a atividade dos melanócitos diretamente. O resultado é uma hiperpigmentação mais pronunciada do que os raios UVB sozinhos, que também tendem a durar mais – até três meses 2.

2Duteil, Pigment Cell Melanoma Res 2014
Sunscreen for melasma
  • Professor Passeron - Dermatologist and expert in hyperpigmentation

    Professor Thierry Passeron, Dermatologista especialista em hiperpigmentação.

    Ao escolher um protetor solar, não é suficiente ter em conta apenas o índice SPF, uma vez que este só indica a proteção contra os raios UVB. Deve escolher um protetor solar que também ofereça uma boa proteção contra os raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento da pele. E para pessoas com melasma, a luz visível de alta energia, a luz azul e violeta, tem demonstrado ser também, em parte, responsável pela hiperpigmentação. É necessário então uma proteção para a pele que inclua proteção UVA, UVB e especialmente luz visível.

    Professor Thierry Passeron, Dermatologista especialista em hiperpigmentação.

Como marca NAOS, a BIODERMA considera a pele como parte de um ecossistema onde a pele e o ambiente à sua volta interagem entre si. No caso do melasma, a BIODERMA, em coloboração com dermatologistas, desenvolveu a nova fórmula de Photoderm M, que combina o cuidado dermatológico com um protetor solar altamente eficaz que fornece à pele os meios para se proteger. Uma seleção de quatro filtros que fazem parte da proteção de alta tecnologia SUN ACTIVE DEFENSE. Estes são combinados com uma alta concentração de pigmentos e o ingrediente ativo glabridina. Como resultado, o protetor solar oferece a maior proteção do mercado3 contra a luz azul. Reduzindo as recidivas do melasma e uniformizando o tom da pele, sendo também agradável de utilizar. Os próprios mecanismos de defesa da pele são reforçados, garantindo uma saúde duradoura da pele.

3Estudo clínico feito entre protetores solares com cor e com proteção muito alta, indicados para hiperpigmentação.
 

Sunscreen for melasma

Cada um dos ingredientes de Photoderm M foi escolhido especificamente pelo papel que desempenha na proteção da pele contra os danos causados ​​pelo sol a curto e longo prazo.

Atuando como um protetor solar de amplo espectro, também atua nas causas da hiperpigmentação, reduzindo o melasma e as suas recidivas.

Como a luz azul é responsável pela hiperpigmentação, Photoderm M oferece a mais alta proteção contra a LUZ AZUL atuando nas causas do melasma. A fórmula contém uma alta concentração de pigmentos que protege contra os danos da luz azul. Dependendo da cor, bloqueiam entre 61 e 66% de luz azul, a maior taxa do mercado.

Bioderma Patented Innovation

Photoderm M também contém a proteção de alta tecnologia SUN ACTIVE DEFENSE. Quatro filtros especialmente selecionados contra os raios UVA e UVB, proteção biológica patenteada SPF 50+ e defesa antioxidante da pele e do sistema imunológico. A pele fica protegida contra queimaduras de curto prazo, recidiva do melasma e riscos a longo prazo de envelhecimento prematuro e cancro.

Graphic representation of the Sun Active Defense formula used in Bioderma's photoderm products

A alta concentração de pigmentos permite uma alta cobertura sem efeito máscara. Disponível nas cores clara, dourada ou bronze, existe uma tonalidade disponível para todos os fototipos.

Tinted sunscreen for all phototypes

O ingrediente ativo glabridina é um extrato natural da raiz de alcaçuz. Inibe a tirosinase, a enzima responsável por desencadear a produção de melanina. Uma redução na melanina resulta em menos hiperpigmentação e, portanto, um melasma menos presente.

Active Ingredient

Resultados comprovados 

Testado por sua eficácia na redução do melasma, Photoderm M também é preferido entre os consumidores pela sua textura não colante, não gordurosa e agradável. É um protetor solar fácil de usar durante todo o dia, ajudando a pele a cuidar de si mesma no seu ambiente.
 

Photoderm M reduz o Índice de Gravidade da Área do Melasma em 3.4

96% dos utilizadores concorda que Photoderm M controla o melasma 4.

90% dos utilizadores diz que o melasma diminuiu durante o estudo.4

97% dos utilizadores sente-se melhor a cada dia, graças à alta cobertura da hiperpigmentação 5.

93% dos utilizadores concorda que o produto se mantém durante todo o dia 5.

4CEstudo clínico para avaliar a eficácia na prevenção do agravamento do melasma, Brasil 2021.
5Teste de consumidor, 106 indivíduos, 14 dias, IEC África do Sul, Fevereiro de 2021

Textura agradável que incentiva a utilização diária

A BIODERMA aproveitou a sua experiência em formulação para criar um protetor solar que é agradável e confortável de aplicar. Quando o seu protetor solar é algo fácil de
aplicar, é mais provável que o utilize diariamente, garantindo melhor proteção, menos melasma e saúde duradoura da pele.

A textura em gel-creme é leve e espalha-se facilmente

Adequado para pele sensível e mista a oleosa. Acabamento mate dpor 8 horas.

Resistente ao calor e à humidade. Adequado para todos os climas.

Não arde nos olhos

Fórmula não perfumada, para melhor tolerância

Environmentally friendly sunscreen

Respeita o ambiente

*Estudo clínico realizado entre protetores solares com cor com proteção muito alta, indicados para hiperpigmentação, CPCAD, Nice, 2021

Proteção solar

Pele sensível Pele normal de bebés e crianças Pele sensibilizada por tratamentos e patologias

SUN ACTIVE DEFENSE PATENT

Photoderm Lait Ultra SPF50+

(10 opiniões)

Proteção muito elevada reforçada contra UVA

Indicado para

Para toda a família (crianças com mais de 12 meses)

Proteção solar

Pele sensível

SUN ACTIVE DEFENSE PATENT

Photoderm Spray SPF30

(Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

Spray invisível hidratante de elevada proteção.

Indicado para

Adultos, Adolescentes

Proteção específica

Pele sensível com vermelhidão, pele intolerante Pele sensível

Cellular protection

Photoderm MINERAL Fluido SPF50+

(1 opinião)

100% minerais. Indicado para peles intolerantes.

Indicado para

Para toda a família (crianças com mais de 6 meses)